quarta-feira, 21 de julho de 2010

Empresa quer cobrir EUA com rede híbrida 4G e satélite em 2011

Uma empresa de investimentos contratou a Nokia Siemens Network para construir uma rede móvel híbrida com tecnologias 4G e satélite, chamada LightSquared, que deverá entrar no ar em 2011.

A Harbinger Capital Partners, que no começo de 2010 comprou a provedora de serviços de telefonia via satélite SkyTerra, anunciou nesta terça-feira (20/7) que pagará à NSN mais de 7 bilhões de dólares, em oito anos, para projetar, construir e operar a rede.

A LightSquared alcançará 92% da população americana em 2015, informou a empresa. O lançamento comercial está previsto para o segundo semestre de 2011, de acordo com o site da iniciativa.

A Harbinger não irá oferecer serviços da rede LightSquared por conta própria. Em vez disso, ela venderá capacidade de rede em modelo de atacado, o que permitirá que outros provedores - como opradoras móveis e de cabo, fabricantes de aparelhos, cadeias de varejo e criadores de conteúdo - ofereçam seus serviços na rede. Esses clientes poderiam oferecer conexões exclusivamente 4G ou via satélite, ou uma combinação das duas.

Combinação inédita
A demanda crescente por banda larga móvel torna as redes 4G bastante promissoras, especialmente se ela puder alcançar, por satélite, áreas rurais mal servidas pelos serviços existentes. Mas o modelo de negócio de venda de banda por atacado, tal como idealizado pela Harbinger, nunca foi testado nos Estados Unidos em escala nacional, tampouco o conceito da combinação de celular com a cobertura via satélite.

A Harbinger foi fundada em 2001 pelo empresário Philip Falcone, que é descrito pela lista de bilionários de 2009 da revista Forbes como um ex-negociador de títulos de alto risco com fortuna estimada em 2,3 bilhões de dólares. A Harbinger empenhou 2,9 bilhões de dólares em ativos no projeto e anunciou a contratação de dívidas e a incorporação de capital de risco de terceiros no valor de 1,75 bilhão de dólares.

Sanjay Ahuja, ex-CEO da Orange Group, vai liderar o desenvolvimento e o lançamento da rede, como CEO e presidente do conselho.

O acordo anunciado nesta terça-feira ainda precisa receber a aprovação dos conselhos de administração da NSN e da LightSquared. Na segunda-feira (19/7), a NSN anunciou sua decisão de comprar a maior parte dos ativos do negócio de infraestrutura de celular da Motorola por aproximadamente 1,2 bilhão de dólares.

Fonte: IDG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário