Quando resolver implementar uma solução de mobilidade, pense além dos dispositivos por si só e considere como eles irão se integrar na sua infraestrutura, processos e com as pessoas.

O departamento de TI está planejando implementar ou atualizar sua plataforma de mobilidade. Entretanto, enquanto no mercado Norte Americano e Europeu , por exemplo, 97% dos PCs rodam Windows, o mercado de handhelds, PDAs e smartphones não tem um representante com tanta presença. É preciso pensar na integração de dois ou mais sistemas e diversos dispositivos.

Existem, basicamente, quarto sistemas operacionais comerciais para Dispositivos móveis: Microsoft Windows Mobile, Research in Motion BlackBerry, Palm OS e Symbian. Considerando ainda que as propostas doiPhone como plataforma de negócios ainda está para ser comprovada já que a integração com Exchange ainda é muito recente.

Baseado no Market Share atual, entretanto, os Gerentes de TI que procuram ganhar mais produtividade com os menores custos com tecnológias móveis, devem gastar um tempo analisando as soluções que baseiam-se em Windows Mobile e Blackberry. Para o TI é importante tomar uam decisão no contexto de suas responsabilidades com a produtividade e afilidade que entrega aos usuários, do que simplesmente avaliando os dispositivos. Isso significa pensar em 4 aspectos chaves quando for comparar as plataformas móveis: infraestrutura, suporte, integração e disponibilidade de customização e aplicacções de terceiros que possam vir a ser utéis.

Os Quarto Pontos Chaves

Infra Estrutura. Um grande fator a se considerer quando a escolha de uma plataforma móvel for necessário é a infraestrutura necessária. Neste aspecto, o Blackberry possue características que podem se tornar impecilhos para isso. Ele requer seu próprio servidor, dedicado para a aplicação, o que requer um hardware dedicado e obviamente uma pessoa para gerenciar e realizar intervenções que tenha conhecimento da plataforma.

A Wipro afirmou: “Implementar uma solução móvel baseada em RIM Blackberry, requer componentes de infraestrutura para hardware e softwares que seram implementados de forma complementar ao ambiente existente em Exchange Server.”
Isso inclui Servidores RIM blackberry Enterprise server, servidores rodando Microsoft SQL server (que irá armazenar os dados dos usuários) e Exchange como servidor back-end.
Gerenciar todas essas ferramentas de forma uniforme pode gerar mais custos e consumo de tempo.

Suporte técnico.
Implementar hardware adicional, obviamente, influencia outros áreas de TI. Mais hardwares implementados significam mais servidores para gerenciar e, consequentemente, mais Staff para TI. Siginifica também novas necessidades de treinamento para que o Staff de Ti possa suportar aplicações adicionais, atualizaçãoes e treinar os usuários em suas novas soluções.

Integração. Igualmente, usando aplicações que são desenhadas para se integrar de forma mais transparente com a tecnologia existente, é possível diminuir as necessidade de dedicar uma equipe para cuidar de uma determinada solução. Nesses aspecto, as soluções de Windows Mobile se destacam tendo completa integração com Servidores Exchange. A versão 2007 do Exchange agora oferece o Exchange ActiveSync, que permite ao usuários fazer todas as sincronizações necessárias, tais quais: email, calendário, contatos, tarefas e outros itens da sua caixa de Entrada através de redes Wireless ou de conexão de dados de telefonia celular sem custos adicionais ou hardware específico.

Disponibilidade de aplicações. De acordo com um artigo da Laptop magazine publicado em Junho de 2007, comparando a plataforma Blackberry com a Plataforma Windows mobile, os últimos números de aplicações de terceiros giravam em torno de menos de 1.000 aplicações para Blackberry, frente a mais de 18.000 para windows Mobile (incluindo aplicações para Pocket PCs). O artigo também resaltava que softwares equivalentes ao Microsoft Office estavam entre os downloads mais realizados para Balckberrys enquanto o Windows Mobile já continha esses aplicativos na instalação original.

Para trazer mais competitividade para o negócio é frequente encontrar empresas que desenvolvem suas aplicações personalizadas para atender a uma demanda. Para o desenvolvimento com Windows Mobile, programadores podem utilizar o Compact.Net Framework e utilizar o seu conhecimento em desenvolvimento ,Net para desenvolver novos aplicativos. Isso implica em menor prazo para desenvolvimento e treinamento na linguagem. A alternativa para soluções BlackBerry é o desenvolvimento em ambiente JAVA.
É fato ainda que soluções baseadas em Windows Mobile já estão prontas para outras aplicações da plataforma Microsoft, como por exemplo, CRM, ERP e Banco de Dados. Isso, maximiza e protege os investimentos potencializando os recursos de cada uma das pontas do departamento de TI e suas soluções.

Quando sua empresa procurar uma solução, pense nos quatro critérios e procure aquela que mais atende suas necessidades e protege seu investimento oferecendo esscalabilidade, suporte e desenvolvimentos com custos agradáveis.


Fonte: http://www.mobilelife.com.br/2008/06/20/solucoes-moveis-para-empresas/