O dashboard do Google que mede a disponibilidade de serviços na China apontou, no domingo, que acesso aos serviços móveis da companhia estavam parcialmente bloqueados, um sinal que aumenta as preocupações em relação ao impacto que os interesses móveis do gigante das buscas no país asiático serão afetados com o fim da aplicação do filtro censor nos resultados de busca.
Na semana passada, quando o Google passou a direcionar os pedidos de buscas feitos na China para servidores em Hong Kong, o governo chinês começou a influenciar alguns parceiros do Google no país. A China Mobile, por exemplo, cancelou o acordo que mantinha para adicionar a ferramenta Google Search em sua página na internet e a China Unicom postergou o lançamento de celulares baseados com o sistema operacional Android, dando indicações de que este atraso deve se estender por alguns meses.
Ainda não está totalmente claro ser a interferência no serviço móvel é resultado de intervenção do governo chinês ou atitudes encampadas pelas telco chinesas, com a intenção de apoiar a insatisfação do governo com o Google. Poderia ser ainda uma ação temporária para regular o serviço, já que interferências nas redes são comuns naquele país.
Chamado a falar sobre o assunto, um porta-voz do Google apenas disse: "podemos confirmar que os serviços Mobile estão parcialmente bloqueados na China."
Outros serviços do Google que continuam parcialmente bloqueados são Docs, Groups e Picasa. Blogger, Sites e YouTube estão complemente inacessíveis.
Confira matéria direto da fonte clicando aqui
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário